Pesquisar em nosso conteúdo

Postagem em destaque

RESCISÃO DE CONTRATO FINALMENTE DISPONIBILIZADA NO E-SOCIAL

RESCISÃO DE CONTRATO NO E-SOCIAL A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou ontem em seu site  a informação de que já e...

CUIDADO COM AS FALSAS GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

CUIDADO COM AS FALSAS GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Golpes crescem em janeiro, com o vencimento da arrecadação patronal no final do primeiro mês do ano
Esquemas fraudulentos envolvendo emissão de guias e boletos de contribuição sindical patronal.

Aproveitando o período de vencimento da arrecadação patronal – 31 de janeiro -, sindicatos ilegais, sem registro junto ao Ministério o Trabalho e Emprego (MTE), e associações fantasmas têm enviado documentos falsos de cobrança.

é sabido que existe essa prática no mercado, mas desconhece-se quantas e quais são as pessoas que fazem isso e as que são vítimas, por que nem todos comunicam quanto aos golpes, muitas vezes por que não notam outras por que o valor é baixo, e ou por vergonha de ter sido enganado.

Reincidência

O envio de guias falsas acontece com frequência, todos os anos, com o agravante de serem cópias cada vez mais fiéis aos documentos originais.

“Algumas vêm até com o brasão da República e marcas muito semelhantes às das entidades patronais. Às vezes, o empresário acredita ser capaz de fazer a distinção entre a original e a falsa, mas se engana”.

Outra estratégia usada no esquema. Em letras miúdas, as guias e boletos informam que a cobrança deverá ser desconsiderada caso seja indevida. ”Assim, essas pessoas se protegem de um processo criminal, afinal, paga quem quiser, popularmente falando”,.

Cuidados

A fim de evitar essas ciladas, os empresários a devem sempre consultar um contador antes do pagamento da contribuição sindical. “É ele quem faz o enquadramento sindical das empresas e sabe ao certo para qual entidade vai a arrecadação”

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão

Digite seu e-mail abaixo e inscreva-se


Receba nossas atualizações no seu e-mail