ESET detectou um novo trojan que extorque
as vítimas para devolver acesso à informação sequestrada
Depois de ter sido avisado sobre o aumento de Trojans que pedem dinheiro para
recuperar informações, o Laboratório de Investigação da ESET América Latina
detectou um novo caso de ransomware em outubro. Além disso, destaca-se uma
falha encontrada no WhatsApp que poderia permitir que um atacante
interceptasse e decodificasse as mensagens transmitidas por meio do
aplicativo de mensagens instantâneas.
Nymaim, trojan detectado que afetou o México principalmente, é um malware que
extorque a vítima em US$ 150 dólares em troca da devolução do controle do
computador infectado. Nos últimos meses, houve na América Latina um aumento
significativo nos casos de código malicioso como este, que criptografa as
informações ou bloqueia o acesso do usuário ao sistema, em troca de dinheiro.
Esta técnica é conhecida como ransomware.
"Pagar para o resgate não é nada mais que incentivar esse modelo de
negócio ilegal, o que não recomendo nesse caso", conta André Goujon,
Awareness & Research Specialist da ESET América Latina. Ele sugere que
"Para reduzir o impacto de ransomware, o primeiro passo que você deve
tomar é manter o backup das informações em dia e o computador atualizado.
Assim, você pode facilmente recuperar os dados", completa o executivo.
Uma falha ocorrida no WhatsApp, conhecida como um bug na implementação do
sistema de criptografia, permitia que um usuário terceiro obtivesse as
conversas feitas por meio desse smartphone, isso utilizando uma estrutura de
previsão de mensagens.
"Essa possibilidade aumenta se você usar mensagens instantâneas em redes
Wi-Fi públicas ou não devidamente protegidas. Por esta razão, em espaços
públicos é aconselhável a utilização de tecnologia 3G ou 4G em comparação com
outros tipos de conexões sem fio não seguras", afirma Goujon.
Fonte: Administradores.com
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