Veja algumas dicas de etiqueta empresarial preparadas pelo
especialista Ricardo Barbosa
A etiqueta empresarial não costuma ser vista pelas pessoas com a importância
que lhe é devida. No entanto, é essencial que os profissionais das companhias
tenham conhecimento desse tipo de regra pois, de acordo com Ricardo
Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, o impacto
da implantação desse tipo de ação é fundamental para a manutenção e o
crescimento de uma empresa.
O especialista cita como exemplo um estudo da universidade americana de
Harvard que mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas
por dificuldades de relacionamento com os colegas, no que a falta de etiqueta
empresarial se mostra fundamental. Isso explica porque pessoas altamente
profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas
e outras – nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e
melhores oportunidades de carreira. Logo, podemos concluir que competência
técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para
criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores
chances de sucesso.
Etiqueta Empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre
pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções
sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Seu objetivo é reduzir,
ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal
entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de
conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes
que se relacionam.
Assim, ela se resume à capacidade de escolher o comportamento correto perante
o convívio social dentro de uma empresa, para que se alcance o sucesso nas
relações de negócios e para que se estabeleceçam relações sólidas entre os
clientes e colaboradores. “Essa preocupação deve abranger todo o contexto da
empresa, desde o office-boy até o presidente, todos devem ter uma imagem
coesa de etiqueta empresarial”, explica o especialista.
Veja algumas dicas de etiqueta empresarial preparadas pelo especialista
Ricardo Barbosa:
1. Pontualidade deve ser ponto de honra no
ambiente empresarial. Assumindo um compromisso, este se torna
sua responsabilidade, principalmente em relação ao horário. Organize-se para
chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso
perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou
peça para ligarem informando sobre o atraso;
2. A vestimenta diz muito para as outras
pessoas. Assim é
recomendável roupas discretas, sem modismos. Decotes e cores berrantes,
dentre outros erros, devem ser evitados, sob pena de perder com a seriedade.
Tome cuidados com higiene pessoal;
3. O ditado "A primeira impressão é a que
fica" deve ser levado a sério. Assim,
sempre seja cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e
falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis;
4. Sempre ao entrar em um local peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que
estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro,
e só se sente se for convidado por ele;
5. Comunique-se corretamente com as pessoas. Busque
olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia
durante a conversa e busque estabelecer um diálogo.
6. Mantenha uma postura correta. Não
cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na
cadeira, como também não se sente na beirada da cadeira. É importante uma boa
acomodação, porém ereto e de forma adequada;
7. A maioria das corporações possui códigos de
ética e de conduta a serem seguidos. Procure se informar no
lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção;
8. Seja organizado e demonstre isso. Planeje
adequadamente seu tempo e sua mesa. Mantenha os papéis e arquivos de
computador nos devidos lugares, onde não só você, mas qualquer membro da
empresa consiga localizar quando necessário;
9. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não
precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite ao máximo assuntos que
exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca
combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua
voz ao ambiente;
10. Cuidado com a utilização de celulares no
trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um
local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos
utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é
deixá-lo no modo silencioso;
11. Além do celular, também é necessário
cuidados com outras ferramentas tecnológicas e principalmente com as redes
sociais. As empresas antenadas possuem políticas para
utilização destas, por isso busque saber os limites;
12. Amizade no ambiente de trabalho é um tema
delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de
trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil
quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback;
13. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando
estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação
de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as
brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam
feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e
equilibrado;
14. Busque ter “jogo de cintura” na hora de
imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, a
partir de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. É
preciso saber argumentar e também ceder.
Fonte: Administradores.com
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