Christian Barbosa, especialista
em administração de tempo e produtividade
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Manoela Costa, da Page Personnel
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Daniela Ribeiro,da Robert Half
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Seja seletivo nas suas redes – quantidade
de redes não é qualidade. Para que participar de redes sociais que não são
relevantes? O ideal é focar nas principais, na qual seus amigos e interesses
estão localizados.
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Não fale mal da empresa ou dos
colegas/chefes
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Coloque uma foto no perfil. Use uma
foto pessoal. A foto pode ser casual, mas certifique-se de que é
profissional.
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Cancele e-mails de notificações – todas as
redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. Caso contrário,
vai ser difícil controlar a vontade de saber o porquê você foi “taggeado” na
foto da seu amigo.
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Não divulgue informações confidenciais
como faturamento, clientes etc
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Respeite o mural. Se você não gostaria de
ter o seu comentário publicado em um outdoor, não o escreva no seu mural do
Facebook ou de outra pessoa.
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Determine um foco nas redes – quem tenta
agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie
uma estratégia para cada rede que você tiver. Por exemplo, se for utilizar o
Twitter para fins profissionais, não misture com assuntos pessoais. Muitas
empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai
pegar muito mal se tiver fotos suas bêbado depois da balada. Mantenha
coerência no perfil.
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Não exponha os concorrentes
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Fique atento. Você utiliza o Facebook para
fins pessoais ou profissionais? Se você decidir adicionar colegas de trabalho
e clientes, mantenha uma abordagem inteiramente profissional.
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Determine horários – não sou contra ver
seu Facebook durante o horário de expediente, sou contra o abuso desse uso.
Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize seus
horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço.
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Não poste fotos internas (festas,
confraternizações)
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Evite colocar o que você comeu hoje ou em
qual bar você vai à noite.
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Siga poucas pessoas, mas relevantes – para
que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou
irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue, repare nos próximos
dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa.
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Não torne público conteúdo muito pessoal e
não publique comentários pejorativos
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Mantenha o foco. Por mais que você goste,
se você usa o Facebook para negócios, resista à tentação de postar
atualizações sobre jogos, quiz e grupos dos quais participa.
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Utilize agregadores – existem sites e
softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir
de um único post.
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Utilize a rede para estratégia de
marketing e amplie a rede de relacionamento
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Evite desabafar. Todo mundo está conectado
e as pessoas continuam cometendo o erro de postar comentários negativos ou
fofocas sobre seus subordinados, supervisores ou colegas.
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Seja relevante nas suas redes – as pessoas
gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa
e com periodicidade. Aquele chato que posta muito e de uma vez só acaba
perdendo seguidores. E o que publica posts dizendo que acordou de mau humor
também não agrega.
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Receba comentários ou elogios de pessoas
antenadas (avalie notícias de mercado, acontecimentos no mundo etc)
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Pergunte antes de marcar uma foto. Cheque
com as pessoas antes de marcá-las em fotos, especialmente quando você achar
que elas podem não gostar, e não marque alguém de sua rede de negócios, a
menos que você peça permissão.
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Aproveite seu tempo de espera – Eu gosto
muito de atualizar minhas redes quanto estou no aeroporto ou esperando para
começar um evento. Aproveitar esse tempinho é muito válido desde que seu
celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares
para esses dispositivos que mandam muito bem.
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Utilize as redes como ferramenta de
pesquisa sobre as empresas
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Rede social não requer “real time answer”
– Não sinta-se obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a
pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de
falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que
chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo
desnecessariamente.
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Participe ativamente de grupos de
interesse/área de formação/grupos de trabalho
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– A vida existe lá fora – Não é porque a
vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador
em seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os
amigos e família presencialmente.
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Seja referência em algum assunto/tema (ex:
blogs de trainees, moda etc)
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