Pesquisar em nosso conteúdo

Postagem em destaque

RESCISÃO DE CONTRATO FINALMENTE DISPONIBILIZADA NO E-SOCIAL

RESCISÃO DE CONTRATO NO E-SOCIAL A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou ontem em seu site  a informação de que já e...

DICAS DO QUE PODE E DO QUE NÃO PODE NAS REDES SOCIAIS EM SEU TRABALHO

DICAS DO QUE PODE E DO QUE NÃO PODE NAS REDES SOCIAIS EM SEU TRABALHO
redes sociais são benéficas e também podem ser uma aliada no ambiente profissional. “Com elas há a possibilidade de se conectar com pessoas-chaves do seu negócio, de se manter informado sobre as empresas relacionadas ao seu ramo de atuação e até mesmo levantar informações relevantes a respeito de qualquer aspecto do dia a dia de trabalho. Para os que não conseguem deixar de acessar as redes durante o expediente, faça isso com inteligência. Assim elas podem melhorar sua produtividade em vez de prejudicá-la"
Christian Barbosa, especialista
em administração de tempo e produtividade
Manoela Costa, da Page Personnel
Daniela Ribeiro,da Robert Half
Seja seletivo nas suas redes – quantidade de redes não é qualidade. Para que participar de redes sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais, na qual seus amigos e interesses estão localizados.
Não fale mal da empresa ou dos colegas/chefes
Coloque uma foto no perfil.  Use uma foto pessoal. A foto pode ser casual, mas certifique-se de que é profissional.
Cancele e-mails de notificações – todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber o porquê você foi “taggeado” na foto da seu amigo.
Não divulgue informações confidenciais como faturamento, clientes etc
Respeite o mural. Se você não gostaria de ter o seu comentário publicado em um outdoor, não o escreva no seu mural do Facebook ou de outra pessoa.
Determine um foco nas redes – quem tenta agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie uma estratégia para cada rede que você tiver. Por exemplo, se for utilizar o Twitter para fins profissionais, não misture com assuntos pessoais. Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e vai pegar muito mal se tiver fotos suas bêbado depois da balada. Mantenha coerência no perfil.
Não exponha os concorrentes
Fique atento. Você utiliza o Facebook para fins pessoais ou profissionais? Se você decidir adicionar colegas de trabalho e clientes, mantenha uma abordagem inteiramente profissional.
Determine horários – não sou contra ver seu Facebook durante o horário de expediente, sou contra o abuso desse uso. Caso queira acessar as redes no trabalho para fins pessoais, utilize seus horários antes ou após o expediente e seu horário de almoço.
Não poste fotos internas (festas, confraternizações)
Evite colocar o que você comeu hoje ou em qual bar você vai à noite.
Siga poucas pessoas, mas relevantes – para que seguir gente que não tem nada a ver ou que o conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue, repare nos próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa.
Não torne público conteúdo muito pessoal e não publique comentários pejorativos
Mantenha o foco. Por mais que você goste, se você usa o Facebook para negócios, resista à tentação de postar atualizações sobre jogos, quiz e grupos dos quais participa.
Utilize agregadores – existem sites e softwares que permitem centralizar suas redes sociais ou atualizar a partir de um único post.
Utilize a rede para estratégia de marketing e amplie a rede de relacionamento
Evite desabafar. Todo mundo está conectado e as pessoas continuam cometendo o erro de postar comentários negativos ou fofocas sobre seus subordinados, supervisores ou colegas.
Seja relevante nas suas redes – as pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que posta muito e de uma vez só acaba perdendo seguidores. E o que publica posts dizendo que acordou de mau humor também não agrega.
Receba comentários ou elogios de pessoas antenadas (avalie notícias de mercado, acontecimentos no mundo etc)
Pergunte antes de marcar uma foto. Cheque com as pessoas antes de marcá-las em fotos, especialmente quando você achar que elas podem não gostar, e não marque alguém de sua rede de negócios, a menos que você peça permissão.
Aproveite seu tempo de espera – Eu gosto muito de atualizar minhas redes quanto estou no aeroporto ou esperando para começar um evento. Aproveitar esse tempinho é muito válido desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito bem.
Utilize as redes como ferramenta de pesquisa sobre as empresas

Rede social não requer “real time answer” – Não sinta-se obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa te enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente.
Participe ativamente de grupos de interesse/área de formação/grupos de trabalho

– A vida existe lá fora – Não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e família presencialmente.
Seja referência em algum assunto/tema (ex: blogs de trainees, moda etc)


Fonte: G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, dúvida ou sugestão

Digite seu e-mail abaixo e inscreva-se


Receba nossas atualizações no seu e-mail