CARTEIRA DE TRABALHO
INFORMATIZADA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM TODO PAÍS
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Com
a chegada da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) informatizada a
São Paulo, o documento passa agora a abranger todos os Estados.
O
governo afirma que não é necessário o trabalhador trocar pelo novo modelo a
carteira antiga, que continua valendo. Os trabalhadores que possuem o
documento antigo podem acessar o site da Caixa para acessar as
informações trabalhistas pela internet
A
expedição das carteiras começou este ano em Bauru e, até o fim de 2012,
chegará aos municípios de Andradina, Araraquara, Ribeirão Preto, Araçatuba e
Presidente Prudente.
Segundo
o MTE (Ministério do Trabalho), a principal diferença da nova carteira é a
segurança, pois ela traz novos mecanismos contra fraudes. Além da segurança,
a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma
base única de dados.
A
carteira é confeccionada em papel de segurança e traz plástico autoadesivo
inviolável que protege as informações relacionadas à identificação
profissional e à qualificação civil do indivíduo, que são os dados mais
visados por falsificadores.
A carteira também permite a
consulta de todo o histórico do trabalhador, incluindo o saldo do Fundo de
Garantia por Tempo de Serviço, o direito ao abono salarial e o
seguro-desemprego. O documento conta com um código de barras para consulta ao
PIS em terminais externos.
Ela
também é mais barata para o governo: cada uma custa R$ 1,80, ante os R$ 2,40
da carteira anterior.
Todas
as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na
carteira no momento da emissão, o que dificulta a falsificação e a
adulteração das carteiras para fins de recebimento ilícito de seguro
desemprego e outros benefícios.
Antes,
na carteira manual, as informações eram preenchidas à mão, o que facilitava
adulterações, como o preenchimento de dados falsos sobre o dono da carteira.
Segundo
o ministério, o objetivo é dificultar rasuras e evitar golpes contra o
seguro-desemprego, o fundo de garantia e os benefícios previdenciários.
Em
caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em
qualquer posto do Ministério do Trabalho.
Anualmente, são emitidas aproximadamente 6,5 milhões de
carteiras.
Fonte: Folha de São
Paulo
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